Seis lições para colocar em prática agora mesmo.

Provavelmente você já ouviu falar da famosa japonesa consultora de organização, Marie Kondo. Ela é reconhecida mundialmente por seu livro A Mágica da Arrumação, e, no mês de janeiro, a Netflix lançou a série Ordem na Casa com Marie Kondo, mostrando a realidade de famílias que vivem na bagunça.

O que isso tem a ver com a sua carreira e seu dia a dia no trabalho? A resposta é simples: organização. As dicas de Kondo podem ser úteis para o trabalho e para a carreira. Basta pensar nas mesas bagunçadas do escritório ou na pilha de e-mails pendentes ou perdidos no final da caixa de entrada.

Se você quer saber como utilizar as técnicas de organização de Kondo no ambiente de trabalho, continue a leitura.

1. Visualize e entenda antes de fazer

Antes de organizar a mesa ou limpar sua caixa de e-mail, pense nos motivos pelos quais você quer se organizar, seja porque um objeto ali incomoda ou as mensagens fazem você perder tempo, por exemplo. Focar nas intenções pode ajudar você a se comprometer com as mudanças. Segundo Jenny Ning, organizadora e primeira funcionária americana de Kondo, a pergunta a se fazer é: “Como você quer se sentir quando entra no escritório?”.

2. Otimize suas coisas

A dica de Marie Kondo sobre guardar itens similares juntos pode ser muito útil para as papeladas, incluindo as digitais. A consultora Kristyn Ivey recomenda estabelecer três categorias: os papéis que demandam ação, os que você precisará por um período limitado e os que devem ser mantidos indefinidamente. Para determinar o que deve ser realmente guardado, a ideia é se comprometer a descartar tudo o que não tiver um propósito claro.

3. Preste atenção em seus sentimentos sobre o trabalho

A premissa central do método de Kondo é ensinar as pessoas a perceberem seus sentimentos em relação ao ambiente. No caso do trabalho, segundo a consultora Tricia Fidler, as coisas que provocam e não provocam alegria podem ser pistas para o desenvolvimento da carreira. “Por que eu não gosto dessa tarefa?”, exemplifica. “Continue perguntando por quê. Essas perguntas podem levá-lo às áreas que trazem alegria”, afirma Fidler.

4. Priorize suas necessidades

Assim como nos lares, o costume de apontar culpados também é presente no ambiente de trabalho. Tricia Fidler recomenda aos profissionais que se preocupem menos com a desordem dos colegas ou da empresa e mais com as ações que podem tomar para ter controle da própria carreira, fazendo os ajustes que quiserem ao longo do caminho.

5. Seja grato por tudo

Ao longo da série, Kondo explica que o objetivo da arrumação é aprender a “amar as coisas que você tem” e agradecer até mesmo pelos itens que serão descartados. Segundo Tricia, esse exercício também pode ser realizado no trabalho, mesmo em relação às experiências que não foram essencialmente boas. “Isso pode ter ajudado você a aprender algo sobre você, o que nem sempre é fácil”, comenta.

6. Aproveite o poder das coisas

Se a lógica é manter apenas as coisas com as quais você realmente se importa, os itens que permanecem após a arrumação podem se tornar uma fonte de força. Fidler sugere manter na mesa de trabalho itens apreciados, como uma foto especial ou um presente que você ganhou de alguém querido. Segundo ela, eles podem servir como um lembrete de que este é o seu mundo e de que “você tem o poder de fazer o que você quiser”.

Conte aqui embaixo nos comentários como você organiza suas coisas e como essa tarefa ajuda nas demais áreas da sua vida.

botao-quero-fazer-minha-inscricao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui