Confira como criar um plano de ação para chegar aonde deseja.

No início de cada ano, é comum planejar o que se deseja para os 12 meses que virão pela frente. Listar as metas para atingir os objetivos é a forma mais efetiva de realizar o que foi planejado.

Conquistas pessoais e profissionais fazem parte dessas metas, e neste post daremos algumas dicas para que você possa avançar profissionalmente neste ano.

Como qualquer outro objetivo, para atingir os profissionais, a forma mais segura é direcionar os esforços a partir de uma reflexão que gere um planejamento adequado e ações consistentes. Claro que é necessária uma dose de disciplina para cumprir o que foi estipulado, mas ter esse caminho traçado motiva a pessoa e facilita o processo.

Primeiro passo: onde estou na carreira?

Entender o seu estado atual de carreira é a análise inicial para seu planejamento e, a partir disso, você vai definir os próximos passos. Mesmo que pareça óbvio, vale a pena refletir mais profundamente para perceber todas as variáveis do que você está vivendo e como se sente sobre isso.

Questione-se se está satisfeito com o que faz, onde trabalha e com os seus planos para o futuro. Deixe as ideias fluírem e anote tudo o que vier à mente. Muitas vezes, tudo parece confuso, e anotar ajuda a ter mais clareza.

Segundo passo: aonde quero chegar?

Você já parou para pensar em quem deseja ser profissionalmente daqui a alguns anos? Suas metas de carreira podem não estar tão claras até você dedicar um tempo para refletir sobre elas. Isso é importante para definir seu plano de ação deste ano e alcançar a felicidade e plenitude no campo profissional.

Para se sentir efetivamente motivado e cumprir seu objetivo, tente ainda compreender o que está por trás dessa vontade. Algumas questões podem fomentar a reflexão, como, por exemplo: esse objetivo vai valer a pena?

Terceiro passo: o que preciso mudar?

Apenas uma ação diferente pode trazer resultados diferentes e deixar você mais perto de chegar aonde quer. Se você quer uma colocação, subir na carreira ou ser reconhecido, se pergunte: o que está faltando para eu conseguir a vaga que quero? Experiência? Conhecimentos? Oportunidades? Um currículo melhor?

Caso o desejo seja mudar de carreira, pergunte-se se há algum impasse para tal. Considere uma nova rede de contatos, novos conhecimentos técnicos e até mesmo uma nova graduação ou uma pós-graduação. O UniAnchieta está com inscrições abertas para o processo seletivo da graduação e para as matrículas na pós-graduação. Para saber mais, clique aqui.

Quarto passo: trace metas

Talvez o brainstorming (técnica na qual são realizados exercícios mentais com a finalidade de resolver problemas específicos) do passo anterior mostre a você que há muito a fazer até chegar aonde quer. Suas metas de carreira devem ser desafiadoras o bastante para que você evolua muito durante a trajetória, a fim de se tornar o profissional que deseja, na posição e impacto esperados.

Como estamos falando de um plano anual, o ideal é que você estipule objetivos que possam ser cumpridos no espaço de um ano. Não muito próximos, afinal você tem 12 meses para agir, e também não muito distantes, pois o longo prazo pode trazer desmotivação.

Em um ano, ações como complementar sua formação podem deixar você mais próximo de seu objetivo de carreira, ou até levá-lo a se desenvolver como líder e nutrir uma rede de contatos mais rica. Trace um plano para definir as suas metas.

Quinto passo: estabeleça objetivos menores e prazos para alcançá-los

Não definir prazos é arriscado e pode colocar todo o seu planejamento a perder. Se o medo é não cumprir, estipule prazos realistas e vá se esforçando ao máximo para alcançar cada um dos objetivos menores neste ano.

E aí, preparado para 2019 ser o melhor ano profissional de sua vida? Lembre-se de que a maior parte do processo depende somente de você.

botao-quero-fazer-minha-inscricao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui