Existem diversas formas de aplicar o seu dinheiro; escolha a adequada ao seu perfil.

Investir é uma forma de fazer seu dinheiro trabalhar para você, obtendo lucros. É possível fazer isso de diversas formas, mas, segundo Marino Mazzei, economista e professor do UniAnchieta, é importante começar a investir com recursos excedentes, para que não sejam corroídos pela inflação. As facilidades hoje existentes no mercado financeiro permitem a todos aplicar recursos, mesmo não volumosos.

Para você que quer seguir um plano de investimentos e não sabe como aplicar o dinheiro, o professor Marino dá uma dica: “A decisão de investir exige, no início, a resposta a três questões básicas: o volume de dinheiro disponível, qual o perfil de risco desejado (alto, moderado ou baixo) e qual a previsão de retorno e resgate dos recursos”.

A resposta a essas três perguntas irá ajudar o investidor a decidir, conforme prossegue explicando o professor Marino: “Não há investimento sem risco, mas há oportunidades para todos os perfis. Os investimentos de baixo risco oferecem pouca remuneração, como a poupança, por exemplo. Há os de risco moderado, como as aplicações de renda fixa. E também há aqueles considerados de alto risco, como as aplicações em ações, por exemplo. Se o volume de capital for grande, é possível diversificar a carteira de investimento, misturando todos os riscos. Se a pessoa tiver pouca disponibilidade de recursos para investir, o importante é priorizar um baixo risco com alta liquidez. A melhor forma de aplicar o dinheiro varia para cada tipo de investidor”.

Além do investimento em dinheiro, há a possibilidade de aplicar em imóveis, o que também inclui riscos, pois o investidor não tem controle sobre a variação nos preços de imóveis, que estão sujeitos a fatores como oferta, demanda, situação da economia e taxas de juros. A regra para aplicar dinheiro em imóveis de modo vantajoso é ter em vista que a perspectiva de retorno deverá ser bem maior do que o valor aplicado.

As pessoas que querem aplicar dinheiro muitas vezes estão à procura de especialistas que possam auxiliá-las nisso. Você se interessou pela área e quer saber como ajudar as pessoas a aplicarem seu dinheiro de forma vantajosa? Faça a graduação em Economia no UniAnchieta:

botao-quero-fazer-minha-inscricao

Fonte: https://exame.abril.com.br/revista-exame/a-vez-do-tijolo/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui