Se ainda está em dúvida se deve fazer uma graduação, vale a pena a leitura!

Às vezes nos perguntamos se é necessário cursar uma graduação, pois há pessoas que obtiveram sucesso profissional mesmo sem formação superior.

Para ajudar você nessa questão, vamos apresentar um dado: segundo levantamento feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), do IBGE, é preciso ter pelo menos 12 anos de estudos – o equivalente ao ensino superior incompleto – para receber um salário mensal superior à média no país, que é de R$ 2.196,00.

De 2012 para cá, o percentual de trabalhadores que completaram a educação superior aumentou – era de 13,3% do total e atualmente passa de 18%. A maioria dos brasileiros no mercado de trabalho, porém, estudou até o ensino médio (38,6%).

A porcentagem daqueles que nem começaram uma faculdade chega a 73,5% da força de trabalho, segundo os números da Pnad, compilados pela consultoria IDados. O estudo mostra, ainda, que a renda real, já descontada a inflação, caiu até 11% entre 2012 e 2018 nas principais faixas de formação.

O economista Bruno Ottoni, pesquisador do IDados, comenta: “De certa maneira, o que foi feito em termos de educação pelos governos até agora só atacou parte do problema. A formação brasileira ainda é de baixa qualidade e há um elevado índice de evasão do ensino médio em diante. Isso acaba se refletindo na qualidade de vagas que são criadas no mercado de trabalho e na remuneração”.

Cursar uma graduação e seguir investindo na formação continuada constituem caminho seguro para o sucesso no mercado de trabalho. Conheça os cursos de graduação do UniAnchieta faça agora mesmo sua inscrição no vestibular!

botao-quero-fazer-minha-inscricao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui