Informe-se sobre as competências valorizadas pelo mercado e prepare-se para o futuro próximo.

Estar atento ao mercado de trabalho para saber que habilidades são requeridas para se inserir nele e ter sucesso é fundamental para você que está procurando emprego.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, 35% das habilidades demandadas hoje no mercado de trabalho deverão mudar até 2020.

As mudanças se devem à chamada Quarta Revolução Industrial, que se refere à era da robótica avançada, da automação no transporte, da inteligência artificial e da aprendizagem automática.

Essas mudanças vão impactar o mundo do trabalho, ou seja, haverá o surgimento e o desaparecimento de profissões, de acordo com as habilidades demandadas pelo mercado.

Você deve estar sempre atento às competências exigidas pelo mercado de trabalho. Conheça algumas delas:

  1. Saber resolver problemas complexos: competência já anteriormente valorizada que volta a aparecer entre as principais. Ainda segundo o relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, nos próximos anos, 36% das atividades dos diversos setores da economia deverão exigir essa habilidade.

  2. Ter pensamento crítico: engloba a habilidade de fazer perguntas certas, de se comunicar com clareza, de ter um pensamento estruturado para olhar um problema de diferentes perspectivas e então encaminhar sua resolução.

  3. Usar a criatividade: os robôs e computadores podem automatizar todos os tipos de processos e torná-los mais rápidos, mas a criatividade é um dos pontos nos quais os robôs e máquinas ainda não nos podem substituir.

  4. Aprimorar a gestão de pessoas: mais importante que saber resolver problemas é saber lidar com as pessoas, pois de nada adianta ter grande capacidade de raciocínio e não ser bem-sucedido nas relações interpessoais.

  5. Administrar a inteligência emocional: a inteligência emocional engloba o equilíbrio para entender como lidar com as crises sem perder o equilíbrio.

  6. Ter habilidade de negociar: trata-se da constante capacidade de lidar com pessoas e conciliar as diferenças de pensamentos e ideais a fim de se chegar a um consenso.

Além de se preparar para os desafios do mercado de trabalho e da vida social, é importante sempre se manter atualizado e apto a cumprir as exigências das empresas. A graduação e a pós-graduação vêm se tornando requisitos fundamentais para a construção de uma carreira profissional bem-sucedida.

O UniAnchieta está com inscrições abertas para graduação e pós-graduação.
Para conhecer todos os cursos e iniciar um curso ainda neste semestre, acesse https://institucional.anchieta.br/

Fonte: https://exame.abril.com.br/carreira/10-competencias-que-todo-professional-vai-precisar-ate-2020/

botao-quero-fazer-minha-inscricao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui