Informe-se sobre as áreas de atuação deste profissional e sobre o curso.

Com o envelhecimento da população, o profissional de fisioterapia é requisitado com mais frequência. O fisioterapeuta trata e previne doenças e lesões, empregando técnicas como exercícios e massoterapia, diagnostica e trata problemas causados por alterações genéticas, doenças adquiridas, acidentes ou vícios de postura, aplica terapias que têm a finalidade de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente, além de realizar tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos específicos.

O fisioterapeuta também ajuda na recuperação de acidentados e pessoas com distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios; ele trabalha com idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência física ou mental.

Outras áreas de atuação:

Acupuntura: aplicação de agulhas com fins terapêuticos.

Cardiologia e pneumologia: cuida de pacientes nas fases pré e pós-operatória. Previne e trata doenças respiratórias e cardíacas, além de reabilitar doentes, prescrevendo e aplicando exercícios ligados aos aparelhos respiratório e circulatório.

Dermatofuncional: aplica técnicas como massagens em pacientes pós-cirurgia plástica e pós-cirurgia geral, para amenizar desconfortos. Utiliza aparelhos de raios infravermelho, ultravioleta e laser, para reduzir lesões e acelerar a cicatrização de queimaduras e cortes cirúrgicos e, ainda, realizar tratamentos estéticos.

Fisioterapia do trabalho: previne e trata doenças relacionadas com o trabalho, como as lesões causadas por esforço repetitivo (LER).

Fisioterapia esportiva: previne lesões e promove a reabilitação de atletas e praticantes de atividades esportivas.

Gameterapia: utiliza jogos eletrônicos para a reabilitação de pacientes com problemas neurológicos e ósseos. A técnica incentiva a atividade cerebral e a recuperação de movimentos.

Grupos especiais: estimula os músculos de quem sofre limitações de movimento, como idosos e portadores de deficiência física.

Indústria de equipamentos: pesquisa, desenvolve e testa equipamentos para uso em terapia.

Neurologia adulta: auxilia na reabilitação dos pacientes que tiveram derrame cerebral, paralisia e traumatismo de coluna e crânio.

Neurologia pediátrica: auxilia na reabilitação dos portadores de patologias e síndromes, como paralisia cerebral e síndrome de Down.

Ortopedia e traumatologia: acelera a recuperação de movimentos e ajuda a reduzir dores de pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Previne lesões e reabilita a coluna vertebral e as articulações de problemas causados por postura incorreta ou esforço repetitivo.

Terapia intensiva: trata pacientes internados em UTIs, aplicando técnicas para reabilitação respiratória, neurológica e do sistema musculoesquelético.

O profissional de fisioterapia pode atuar em clínicas, hospitais, centros de saúde e como fisioterapeuta particular e domiciliar.

O UniAnchieta oferece o curso de Fisioterapia, no período diurno ou no noturno, com duração de quatro anos. Para fazer sua inscrição para o vestibular 2019, acesse https://institucional.anchieta.br/unianchieta/fisioterapia/.

Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/fisioterapia/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui