Como controlar essa situação e se sair bem.

A ansiedade é normal, mas em excesso é prejudicial à saúde. A ansiedade pode se manifestar em vários momentos, inclusive em períodos de provas, provocando lapsos na memória, dificuldade de concentração e de raciocínio. O Em Foco traz algumas dicas práticas para amenizar a ansiedade comum nessa situação:

  1. Prepare-se bem. É dica óbvia, mas se você estiver bem preparado para a prova, com os conteúdos bem claros em mente, a chance de sofrer por ansiedade será bem menor. Por isso, estude com antecedência, busque informações em várias fontes, converse com outras pessoas e fique tranquilo.

  2. Durma bem e não estude na véspera. Dormir bem é fundamental para um bom desempenho na prova e para controlar os ânimos. Sendo assim, durma cedo e pense positivo. Convém não estudar no dia anterior ao da realização da prova. Isso gerará uma tensão desnecessária ao cérebro, e o corpo se sentirá pressionado. Tudo o que foi estudado já está armazenado, e estudar um dia antes não terá efeito positivo nenhum.

  3. Durante a prova, mesmo que ela pareça muito difícil e complexa, tente manter a calma. Caso a ansiedade apareça diante da dificuldade das questões, respire profundamente e tente relaxar. A respiração profunda diminui a ansiedade e melhora a concentração.

  4. Antes de responder às questões da prova, anote nela as fórmulas e os dados que você decorou. Assim, você não precisará se preocupar com a possibilidade de esquecê-los.

  5. Concentre-se na prova. Quando nossa mente está concentrada em uma tarefa, há menos chances de se distrair com ansiedade, insegurança, nervosismo e assuntos diversos. Se em vez de pensar nas questões você ficar pensando em outras coisas, terá mais dificuldades em fazer uma boa prova. A concentração é um recurso fundamental. Não a perca por nada. A melhor dica para controlar a ansiedade na hora da prova é manter a concentração.

Lembre-se de que você estudou muito e de que você sabe. Pense positivo, respire e faça uma boa prova.
Para ajudar seus colegas, escreva aqui embaixo mais dicas que funcionam.

Fonte: http://blog.portalpravaler.com.br/ansiedade-antes-da-prova/

Preparado? Então não perca tempo e faça sua inscrição para o vestibular.

botao-agende-o-vestibular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui