Inteligente para quem monta e para quem o desenvolveu

Não há nada melhor do que aproveitar a infância brincando. O Lego é um brinquedo adorado por gerações de crianças, com diversos benefícios para o desenvolvimento delas. Ao reunir os pequenos para montar Lego, o brincar se transforma em aprendizagem. Por meio da brincadeira de montar, as crianças desenvolvem o raciocínio lógico quanto a espaço, proporções e padrões, além da coordenação motora. É claro que toda essa criação não foi feita por um acaso.

Quando criança, a sua mente funcionava para montar uma casa de Lego, por exemplo. Agora, quando adulto, o questionamento é: como essas peças se encaixam tão perfeitamente? Como foram feitas?

Vamos entender um pouco mais. O Lego foi inventado em 1949 pelo carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Christiansen, que deixou de fazer brinquedos de madeira para fazer peças de plástico. Ele começou a vender kits de blocos de encaixe que encantavam a todos os que compravam, afinal, as possibilidades de diversão eram muitas, pois com seis peças de oito pinos as combinações diferentes são muitas, permitindo usar a criatividade e brincar ao mesmo tempo.

Por trás dessas peças, existem muitos estudos e cálculos matemáticos que até hoje são respeitados para a fabricação. Para se ter uma noção disso, conforme se lê no site da Techbricks, a medida de um bloco (brick) de oito pinos (2 x 4) é calculada pela regra de múltiplos 8mm, então esse bloco tem uma medida de 2 vezes 8mm por 4 vezes 8mm, isto é, 16x32mm (precisamente 31,8mm). A altura dos blocos é de 9,6mm.

Entendeu? Caso sua resposta seja “não, mas gostaria de entender”, está na hora de fazer uma graduação em engenharia. A área de engenharia, em geral, é movida por cálculos e muitos estudos. Para poder desenvolver uma peça como essa, é fundamental que a empresa tenha profissionais engenheiros das áreas de: materiais e qualidade.

O profissional de engenharia de materiais é responsável pelo conhecimento de todas as matérias-primas, identificando a melhor para a fabricação e posterior utilização das peças. Ele também deve se ocupar da melhoria da produção.

Você pode ser como Christiansen e identificar a oportunidade de utilizar um novo material para desenvolver um produto e ter sucesso em sua carreira profissional! Tá esperando o quê?

Aproveite o início de mais um ano e faça já sua inscrição no curso de Engenharia de materiais. Você pode saber todos os detalhes do curso pelo ebook:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui