Como garantir o sucesso em um mercado com tanta informalidade?

Aqui no Jornal Em Foco, já noticiamos muitas mudanças recentes no mercado de trabalho: como as tecnologias disruptivas acabam transformando as carreiras e empregos, a forma como consumimos e como as mudanças estão cada vez mais ágeis. Nesse contexto, é necessário que os profissionais estejam atentos, atualizados e dispostos a trabalhar em ambientes em constante adaptação.

Segundo dados do IBGE, a informalidade já atinge 43% das pessoas em atividade econômica no Brasil. Dos 92,6 milhões de pessoas ocupadas entre junho e setembro deste ano, 39,7 milhões não tinham carteira assinada, considerando trabalhadores sem registro, trabalhadores autônomos que não formalizaram sua atividade, pessoas que trabalham em família e trabalhadores domésticos.

Com outras possíveis mudanças no mercado de trabalho, a questão é como garantir o sucesso sem a certeza de permanecer no emprego formal (se você está em um), ou como ter sucesso na informalidade.

Convém ressaltar que nem todo trabalho é emprego e nem todo emprego é trabalho. O que você está procurando manter? É possível que você reúna ambas as atividades em uma só, mas quando você considera a sua vaga em uma empresa como um trabalho (conjunto de atividades exercidas para determinado objetivo), você está tomando atitudes para que o trabalho nunca falte, e, por consequência, o dinheiro também não.

Muitos defendem que é preciso agir como o dono da empresa agiria. Essa estratégia é importantíssima como uma forma de garantir que sempre se terá trabalho. Se você tem o pensamento de “não ganho nada a mais para fazer isso”, pode-se considerar que você está um passo atrás. É claro que existem locais de trabalho insalubres, extremamente competitivos, que podem até fazer mal a você. Neste caso, indicamos a leitura de um outro texto aqui do Jornal Em Foco, uma vez que mudar pode ser uma boa opção para você. Leia o texto Como descobrir sua vocação abaixo.

Você pode ter anos de experiência e formação em uma carreira e de repente descobrir que ela já não faz você feliz. É claro que há uma resistência à mudança muito grande em todos nós, mas é importante colocar na balança o que você valoriza mais e optar por começar de novo, se for o caso: você pode se apaixonar ainda mais pelo que encontrará! Outra dica de texto do Jornal Em Foco: Saber se reinventar é o diferencial do profissional da atualidade abaixo.

botao-agende-o-vestibular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui