Descubra diferentes formas de aproveitar as férias, colocando o corpo e a mente em movimento.

Mais do que dormir até tarde e não ter compromissos com a escola, o período de férias exerce grande influência na aprendizagem de crianças e jovens. Nesse período, as crianças, diante das diversas atividades do dia, podem colocar em prática muito do que foi aprendido durante o ano letivo, favorecendo o desenvolvimento social, emocional e cognitivo.

Várias atividades diferenciadas podem ser realizadas durante esse período, o que faz com que as férias se tornem muito produtivas. A maior parte dessas atividades não exige muito esforço nem muito dinheiro. Com uma boa conversa com os filhos e um pouco de criatividade, as férias podem se tornar inesquecíveis e podem proporcionar muito aprendizado.

  1. Converse com o seu filho

    Descubra as atividades de seu interesse, lugares que gostaria de conhecer ou pessoas que gostaria de visitar. Essa conversa é essencial para estabelecer o que pode ou não ser feito nesse período e para adaptar as propostas à realidade familiar.

  2. Promova passeios turísticos locais

    Além de poupar gastos, realizar passeios locais é uma ótima forma de conhecer a cidade. Visite museus, parques e outros espaços culturais que possam agregar novos conhecimentos à criança, como a história da cidade ou de alguma personalidade importante, peças de teatro, oficinas de desenho, etc.

  3. Separe um momento para a família e amigos

    Com a correria do dia a dia e a rotina escolar, muitas vezes acabamos passando muito tempo longe de pessoas especiais. Por isso, outra atividade importante que pode ser realizada durante as férias é o encontro entre familiares e amigos.

  4. Desenvolva atividades do cotidiano

    Precisa ir às compras, fazer um bolo ou consertar algum objeto? Peça a ajuda da criança ou do adolescente. Ajudar nas tarefas diárias durante as férias é uma maneira de inserir a criança na rotina familiar e, além disso, promove a independência.

  5. Tire um momento para a leitura e um cineminha

    O hábito de leitura é extremamente importante para a formação de cidadãos conscientes, por isso não se esqueça de promover a leitura durante as férias. Leia e comente sobre a história junto com o seu filho. E não se esqueça do cinema! Assistir a um filme também é uma ótima forma de conversar sobre diferentes assuntos tanto com os mais novos quanto com os mais velhos.

  6. Faça arte!

    Não tem criança que não goste de fazer arte, então, com um pouco de criatividade e materiais como argila, papel maché, cola, gliter, entre outros, a diversão é garantida. Vocês podem criar esculturas, construir robôs ou simplesmente o que a imaginação criar!

É preciso lembrar que o “não fazer nada” também é muito importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Não fazer nada não quer dizer não pensar em nada. Ter um tempo para escolher as atividades do dia e ter uma rotina leve é essencial para que a criança não fique cansada.

Viu só? Não é tão difícil assim promover férias produtivas e diferenciadas! O melhor disso tudo é que a aprendizagem nunca para e a criança ainda desenvolve habilidades essenciais para a vida adulta.

botao-escolas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui