Falta de planejamento e gastos desnecessários aumentam o número de inadimplentes.
A última crise econômica brasileira ainda reflete nos bolsos da população, e muitas famílias estão com dívidas, sem previsão de quando poderão pagá-las.
Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o percentual de famílias brasileiras endividadas é de 60,7% (dados de setembro); o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso é de 23,8%.
Muitos brasileiros não realizam um planejamento financeiro e acabam gastando mais do que podem. A posse de um cartão de crédito piora a situação, pois estimula o consumo e pode levar ao acúmulo de dívidas.
As despesas no cartão de crédito respondem pelas dívidas de 76,7% das famílias entrevistadas, seguidas por carnês (14,6%) e financiamento de automóvel (10,2%).
Separamos neste post algumas dicas para promover o equilíbrio financeiro:
-
Não acumule dívidas
Gaste com aquilo que é realmente importante e fundamental. Evite compras de itens supérfluos e espere quitar suas dívidas para fazer outras. -
Tenha um planejamento financeiro mensal
Existem diversas planilhas de controle financeiro disponíveis na internet, mas você também pode criar o seu controle; o importante é que mostre quanto dinheiro entrou, quanto saiu e quanto sobrou (se sobrou). Caso tenha sobrado, guarde esse dinheiro para eventuais emergências. -
Pague suas contas de forma integral
Use o cartão de crédito apenas se você puder pagar a fatura completa. Isso vale para todas as contas mensais: pague-as integralmente e evite a cobrança de juros. -
Reduza as contas
Cancele por um tempo as contas de serviços dispensáveis, reduza despesas com passeios e compras, utilize meios alternativos de transporte, procure planos de TV, internet e telefone mais baratos e reduza o consumo de água e de energia elétrica.
Fonte:
» Uma em quatro famílias tem dívidas atrasadas no Brasil
