Estagiários de enfermagem atuam no “Espaço Bem Viver”, promovendo a alimentação saudável.

A UBS Agapeama está recebendo um projeto inovador que integra a comunidade, o meio acadêmico e os colaboradores da unidade. Desde o último dia 20 de agosto, em parceria com o UniAnchieta, foi iniciado o projeto “Espaço Bem Viver”, que objetiva estimular a alimentação saudável e prevenir doenças por meio do uso de temperos naturais, livres de sódio e aditivos químicos.
Aline Ferreira, enfermeira idealizadora do projeto, alia a experiência como profissional da Saúde e de professora para estimular a alimentação saudável e envolver a comunidade local em questões como nutrição, sociabilidade e preservação do meio ambiente.

“É um projeto acadêmico realizado por meio de pesquisa científica e implementado com o intuito de dar continuidade ao processo de ensino/aprendizagem, contribuindo para a promoção da saúde e prevenção de doenças”, detalha.

Integração
A enfermeira Cássia Brito Carneiro, responsável pela unidade de saúde, acreditou na proposta e conta com a contribuição direta de oito estagiários do curso de Enfermagem do UniAnchieta. “Contamos com servidores, comunidade local e colaboradores externos, que acreditaram no projeto e o estão tornando possível”, pondera.
A comunidade também participou com a doação de mudas. No Espaço Bem Viver estão sendo cultivadas espécies como sálvia, manjericão, salsa, coentro, cebolinha, orégano, louro e alecrim, contando com mais de trinta espécies catalogadas.

Sustentabilidade
Além de ajudar a desenvolver hábitos alimentares saudáveis, a iniciativa também beneficia o meio ambiente, pois são reaproveitados pneus e canos de PVC para a preparação dos canteiros.
O projeto prevê, ainda, todo um cuidado paisagístico, com a revitalização do espaço. Assim, os usuários contam com um ambiente agradável, produtivo, no qual se desenvolvem Oficinas Terapêuticas. Os ganhos são múltiplos. “Além da integração entre todos os envolvidos, servidores, professores, alunos e usuários, vamos ter o privilégio de preparar nossos temperos e chás com produtos colhidos na nossa horta”, comemora a responsável pela unidade.
A equipe que articula o projeto inovador é composta pela docente Aline Ferreira e pelos estagiários Alify Bertoldo, Jaqueline Ortiz, Fernanda Carneiro, Fabriza Silva, Caroline Foganholi, Cássia Villares, Nilva de Moraes e Maria Carvalho.

Figura 1: Oito canos de PVC com diversas ervas naturais: cebolinha, manjericão, salsa, sálvia, tomilho, entre outras.
foto-ubs-agapeama-1

Figura 2: Onze pneus com ervas naturais: Alecrim, tomilho, ora-pro-nóbis, orégano, hortelã, gengibre entre outras.
foto-ubs-agapeama-3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui