Projeto é de um dos fundadores da Microsoft

Aeronaves já são os maiores meios de transporte que temos à nossa disposição. Agora imagine um avião com 117 metros. Não faz ideia deste tamanho? Trata-se de um veículo maior que um campo de futebol, isso mesmo! A ideia de construir o Stratolaunch, nome dado à aeronave, foi de um dos fundadores da famosa e milionária Microsoft, mas engana-se quem pensa que tudo isso partiu de Bill Gates.

Paul Allen é o nome da vez. Ele ajudou a fundar a Microsoft em 1975 e hoje acumula uma fortuna de cerca de 20 bilhões de dólares. Allen sempre teve uma paixão por ficção científica e foguetes.

Já fora da Microsoft, na segunda metade dos anos 1990, Allen começou a cogitar com mais seriedade a ideia de criar uma forma de distribuir sinal de banda larga a partir do espaço e, na tentativa de colocar o plano em prática, conheceu o engenheiro aeronáutico Burt Rutan, famoso por criar conceitos incomuns de aviões em sua empresa, a Scaled Composites.

Os números que cercam o Stratolaunch, como é de se esperar, são superlativos. Ele é capaz de decolar com um peso máximo de pouco mais de 589 toneladas, o que equivale aproximadamente a 589 carros populares. Para integrar todos os seus sistemas, ele emprega mais de 128 quilômetros de fios.

O motivo de criar um avião tão grande é igualmente audacioso: lançar foguetes para o espaço em pleno ar.

De acordo com um piloto de testes da Scaled Composites, Chris Guarente, o desafio maior é pousar o Stratolaunch. Por estarem em um dos extremos da aeronave, os pilotos tendem a ter dificuldades para fazer os trens de pouso tocarem o chão ao mesmo tempo.

Por enquanto, ficamos à espera. Circulam informações de que o gigantesco avião realizará voos de teste ainda neste mês.

Fonte: Fundador da Microsoft tenta colocar o maior avião do mundo no ar em 2018

botao-confira-pos-graduacao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui