Na rede privada são 70%

Em pesquisa realizada pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês), em 2015 apenas quatro de 10 alunos que frequentavam escolas públicas no Brasil pretendiam ingressar em um curso superior, enquanto o número subia para sete entre alunos da rede particular de ensino.

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Diversos fatores explicam isso, mas, segundo dados apresentados na pesquisa, entre os fatores que mais respondem por esse cenário estão a falta de estímulo por parte dos pais – que geralmente não cursaram o ensino superior – e a discrepância de oportunidades entre os mais pobres e ricos. A pesquisa mostra que alunos mais pobres já entram na escola com menos ambições e com pensamentos prejudicados pelas experiências de vida dos pais, de demais familiares e amigos.

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Apesar desse cenário, é importante que pais e alunos tenham consciência de que um diploma de curso superior nos dias atuais é fundamental para a inserção satisfatória no mercado de trabalho.

Estimular os adolescentes à valorização dos estudos e ajudá-los a quebrar barreiras como as apontadas nessa pesquisa é tarefa dos pais, das escolas e da sociedade, objetivando garantir o direito de todos à educação e à formação para a cidadania plena. Vale lembrar os programas governamentais do Brasil que facilitam o ingresso na graduação, como Prouni, Universidade para Todos e FIES.

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Fonte: Folha de São Paulo

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