É um processo quase natural: você sempre quis fazer determinada atividade, seguir determinada carreira.

Mas por algum acaso, destino ou más escolhas, acabou não seguindo a sua vontade e projeta as suas escolhas na vida do seu filho. Entenda, isso é tão comum que podemos apostar que você mesmo teve de escolher se seguiria a carreira que seus pais almejavam ou a sua vontade.

De fato, hoje em dia as crianças têm acesso a muito mais informações que antigamente, podem participar ativamente das questões familiares, têm mais abertura para conversar, expor opiniões e ter opinião. Neste artigo, vamos abordar o papel dos pais na escolha da carreira de seus filhos.

É fato que os pais são a primeira influência para os filhos, e é a partir dos primeiros aprendizados que eles farão as primeiras escolhas de suas vidas. Nesse contexto, vale citar um texto complementar disponível em nosso site, que trata justamente da influência dos pais: Os jovens, na fase da formação da identidade profissional, necessitam que os pais estejam a seu lado como co-produtores, e não como quem detém o poder. Para Fraimam, o maior instrumento de poder dos pais deve ser o olhar, a observação participante e democrática, que debate sem perder a autoridade. Os pais devem lembrar que, ao lado da escola, são os principais responsáveis pela difícil tarefa de ajudar o adolescente a fazer escolhas.

Segundo Bohoslavsky “o grupo familiar constitui o grupo de participação e de referência fundamental, e é por isso que os valores desse grupo constituem bases significativas na orientação do adolescente, quer a família atue como grupo positivo de referência, quer opere como grupo negativo de referência”.

Veja o texto completo no link abaixo:

Da influência ao aconselhamento
Para ajudar um filho a fazer boas escolhas, os pais precisam reavaliar o que são boas escolhas para eles e para o filho. O que você considera uma boa carreira está relacionado aos seus desejos, ao que foi ensinado como certo para você? Tudo muda muito rápido hoje em dia, e o que foi ensinado anos atrás pode já não ser aplicável, por isso é importante manter-se atualizado. Você, como pai ou mãe, procura manter-se atualizado na sua carreira?

A melhor forma de aconselhar é por meio de bons exemplos. Hoje o mundo do trabalho exige profissionais que possam se adaptar. Essa é uma necessidade natural para nossa evolução. Desenvolve-se melhor aquele que tem maior capacidade de se adaptar às mudanças de qualquer ordem.

Qual a mensagem, afinal?
O mundo é complexo, não há fórmulas para o sucesso. Como primeiro educador dos seus filhos, você deve ter em mente que por meio de bons exemplos, um pensamento disruptivo e gosto pelo conhecimento, eles terão uma excelente base para a escolha daquela carreira ou profissão que lhes trará bons frutos: sucesso, saúde, dinheiro, paz e felicidade.

botao-escolas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui