Os programas de extensão beneficiam os participantes e contribuem para a transformação da sociedade do entorno da instituição de ensino.

A extensão universitária ou extensão acadêmica é um programa educacional, cultural e científico que se baseia na relação entre universidade e sociedade. A extensão universitária é uma ação social que, por meio da articulação entre ensino e pesquisa e da atenção às necessidades da comunidade, objetiva transformar a sociedade na qual a instituição de ensino superior está inserida. O programa de extensão universitária se sustenta na interação entre a comunidade acadêmica e a população do entorno, dando ênfase ao papel transformador da universidade, por se abrir à participação da comunidade.

No artigo 207 da Constituição Federal do Brasil, lê-se: “as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, destacando-se esses três pilares básicos que sustentam essas instituições.

É muito comum no meio acadêmico a realização de cursos de extensão, mas isso se distingue da extensão universitária. Em geral, os cursos de extensão são destinados ao estudo de especificidades de determinadas áreas e possuem um caráter mais acadêmico. A extensão universitária abrange outras diversas atividades, como palestras, apresentações musicais e teatrais, campanhas assistenciais, programas e eventos culturais, incluindo os cursos de extensão.

As atividades promovidas pelo programa de extensão universitária possuem um caráter social, portanto, para participar delas não há necessidade de pré-requisitos como graduação ou pós-graduação. O interessado deve atender apenas aos pré-requisitos estabelecidos pela instituição de ensino que oferece as atividades, de acordo com a modalidade do programa.

O programa de extensão se concretiza como uma via de mão dupla, pois promove uma troca de saberes entre a universidade e a sociedade, por meio de ações capazes de proporcionar o desenvolvimento social, econômico e político da região na qual a instituição se insere.

botao-saiba-mais-extensao

1 COMENTÁRIO

  1. EXTENSÃO UNIVERSITARIA

    EXTENSÃO UNIVERSITARIA
    Gostei da Explicação. É a Faculdade ou Universidade Praticada e vista do ponto de vista de uma Associação Cultural, promovendo assim, Cursos e Palestras, BEM COMO, Apresentações ou Atividades Extra Diversas, curriculares ou extra Curriculares. Incluindo Qualquer Atividade Social.

    Alan Rodrigues da Silva
    maislotes@gmail.com
    11 9 8747 4254 whatssap

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui