A boa escrita permite uma maior compreensão dos trabalhos acadêmicos e afeta diretamente a qualidade desses trabalhos.

Na universidade as fontes de conhecimento estão, quase que em sua totalidade, em textos, em maior quantidade na modalidade escrita. Logo, apropriar-se da escrita que circula no ambiente acadêmico, tendo em vista um letramento acadêmico, é de extrema importância e exerce um impacto na vida e no rendimento do estudante universitário. Não se busca aqui discutir os pilares que sustentam o(s) letramento(s) acadêmico(s), mas ressaltar a importância de uma boa redação e sua influência nas práticas de estudo e na gestão do conhecimento.

Escrever textos acadêmicos não deve ser tomado como algo nebuloso, muito pelo contrário. Assim como em todo o processo de aprendizagem, na graduação o aluno entrará em contato com diversos gêneros e tipos textuais diferentes daqueles com os quais tem contato no dia a dia, e é por meio desse contato, da leitura e da compreensão desses textos, que o percurso de escrita acadêmica irá se construir. Contudo, estar sempre atento às principais características de cada gênero textual (resumo, resenha, relatório etc.) e buscar informações sobre o tipo de escrita é essencial para se alcançar o domínio dessa escrita, que virá com a prática.

De maneira geral, em todos os trabalhos acadêmicos, o aluno deve escrever de maneira clara e precisa, sem deixar espaços para diferentes interpretações, para ambiguidades. O aluno deve buscar ser o mais claro possível em sua escrita e ir direto ao assunto, mantendo o foco da escrita e a linha de raciocínio do texto. Além disso, deve ter uma definição dos objetivos do seu trabalho, de modo que mostre ao leitor, por meio de sua escrita, que tem conhecimento sobre o que está escrevendo.

Novamente, a leitura de gêneros textuais que deverão ser produzidos é muito importante. Antes do ingresso na graduação, o contato com esses textos geralmente é pequeno, se não nulo, por isso a leitura deles é essencial para o desenvolvimento de uma boa escrita. Por exemplo, se o aluno precisa escrever um artigo científico, nada melhor do que ler esse gênero, e da mesma forma com os demais gêneros que deverá produzir, de modo que se familiarize com as características de cada gênero e com suas estruturas, o que lhe servirá como uma orientação na escrita dos próprios trabalhos.

Ainda, o aluno pode contar com os programas de monitoria, que podem ajudar no processo de escrita desses trabalhos, além de sites como o Escrita Acadêmica, elaborado com o objetivo de auxiliar estudantes da graduação e pós-graduação na escrita de seus trabalhos. O site conta com materiais voltados para a construção de sentido nos textos, além de materiais sobre as normas de elaboração dos trabalhos e atividades que ajudam o estudante a fixar os conteúdos.

Estar atento à escrita e sempre buscar melhorar as habilidades de produção de textos acadêmicos é essencial para quem quer ter sucesso na carreira, não só na universidade como em toda a vida profissional.

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