Enfrente um momento de decisão com mais facilidade

É improvável que uma pessoa passe toda a vida sem ter que tomar ao menos uma decisão difícil. Certamente você já se viu frente a frente com um momento de tomada de decisão – na vida afetiva, com a família, os amigos ou no trabalho – e não conseguiu achar uma solução imediata para o problema ou até mesmo já se arrependeu por ter tomado uma decisão de modo inconsequente, sem pensar direito.

Nem sempre escolhemos o melhor caminho, mas é com os erros que aprendemos ao longo da vida a tomar decisões mais acertadas no futuro.

Para ajudar você a encarar mais facilmente esses momentos de tomada de decisão, preparamos cinco dicas:

  1. Frente a um problema, pare, relaxe e pense melhor: lembre-se de que muitas decisões não precisam ser tomadas na mesma hora em que os problemas aparecem. Portanto, espere e se acalme antes de decidir. O Laboratório de Neurociência e Comportamento da USP fez um estudo que indica quanto o estresse atrapalha as funções cognitivas, como memória, atenção e tomada de decisões. No momento em que o problema aparece, seu cérebro irá pender para decidir por aquilo que irá evitar a dor e o sofrimento para você, então, muitas vezes, a hora de decidir não é essa. Acalme o assunto em sua mente, fazendo alguma atividade que relaxe, e tente tomar a sua decisão mais tarde ou em outro dia.

  2. Rabisque os prós e contras: um exercício simples, mas que irá ajudar muito é, frente a um problema, pegar um papel em branco e nele listar todos os prós e contras que encontrar quando pensar nele. Quando você tiver escrito em um papel todas as opções, tudo ficará mais claro e você conseguirá tomar essa decisão mais facilmente.
  3.  

  4. Aceite seus erros: é normal nos sentirmos mal quando erramos, mas essa sensação não deveria ser comum. Procure evitar repreender-se ao cometer algum erro, afinal, todos cometemos erros. Isso certamente fará você temer menos a hora de tomar uma decisão, pois a cobrança interna por um erro já não afetará tanto.
  5.  

  6. Entenda que decisão se resume a escolher um caminho: ao optar por algo, certamente você abrirá mão da outra opção. Faz parte do processo. Então, aceite que neste momento o importante para sua vida é seguir o caminho que você escolheu, e não o outro.
  7.  

  8. Mudanças são necessárias: algumas decisões exigem mudanças, e nesse momento é hora de pensar nas boas mudanças que virão, como conhecer pessoas, adquirir novos hábitos e enfrentar desafios.

botao-agende-o-vestibular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui