A expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando ao longo dos anos e, com isso, aparecem as questões ligadas ao envelhecimento. Um problema muito discutido é o esquecimento, mas é válido saber que há recursos simples que ajudam a evitar essa patologia.

Em 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a média de expectativa de vida da população brasileira no ano de 2016 era de 75,8 anos (Tábuas Completas de Mortalidade 2016. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br). O aumento da expectativa de vida faz crescerem também os desafios acerca das doenças causadas pelo envelhecimento.

O esquecimento faz parte de nossa vida em todas as faixas etárias, seja a criança que se esquece de levar algum material para a escola ou o idoso que esqueceu onde guardou as chaves de casa. A diferença está em como isso é visto. No caso das crianças, esquecer o material é sinônimo de falta de atenção, enquanto para os mais velhos, esquecer alguma coisa é sinal de que algo está errado.

Já é de conhecimento de todos que praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável é essencial para um bom funcionamento do corpo e para manter uma boa saúde. Contudo, a saúde mental também é essencial para um bom funcionamento do corpo. Sobre isso, o Dr. Paulo Camiz, do blog O Geriatra, alerta que “manter a mente intelectualmente ativa é um desafio, especialmente para pessoas idosas. Geralmente aposentadas, elas perdem o costume de resolver situações que exigem esforço intelectual”.

Nos dias atuais, em que a tecnologia faz parte de nossas vidas, é possível encontrar aplicativos para celulares e tablets e até sites que produzem conteúdos voltados para exercitar a mente. É o caso do Projeto Mente Turbinada, site desenvolvido por médicos e neurocientistas para promover o treinamento cerebral. Os treinos são rápidos, tomando apenas cinco minutos por dia, e os jogos são desenvolvidos com tecnologias capazes de avaliar as áreas cognitivas do jogador.

Além dos jogos digitais, tarefas simples e jogos conhecidos podem ajudar nesse processo. Quando o assunto é exercitar a mente, simples mudanças de hábito, como realizar tarefas com a mão menos utilizada, praticar jogos lógicos, como xadrez, e até as revistinhas bem conhecidas de palavras cruzadas podem ajudar.

botao-agende-o-vestibular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui