A faculdade ainda nem acabou e aquele sentimento de não saber o que fazer depois da formatura começa a bater.

Entregar trabalhos, fazer provas, assistir a aulas, apresentar seminários: tudo isso passou. O momento mais esperado, da colação de grau, também já passou, e o que vem agora, para muitos recém-formados, é a incerteza sobre o caminho a seguir. A partir desse ponto, o estudante universitário passa a ser o profissional formado, e a incerteza, o medo e a pressão podem influenciá-lo na tomada de decisões sobre os próximos passos da carreira.

O término da faculdade é apenas a conclusão de mais um ciclo. Em nossas vidas, os ciclos irão começar e terminar várias vezes, por isso a reflexão sobre a própria identidade e os objetivos de vida é imprescindível nesse momento.

Antes de decidir sobre emendar uma pós-graduação ou enfrentar de vez o mercado de trabalho, é importante que o profissional recém-formado reflita sobre sua própria carreira, suas expectativas, sua meta ou objetivo deste ponto em diante. O profissional deve pensar no que é melhor para ele e na sua visão de futuro.

Outro ponto importante é ter em mente que nem sempre o trabalho desejado aparece logo após o término da faculdade. É interessante que o profissional amplie o leque de opções de emprego na área de formação, não ficando com apenas uma visão, uma possibilidade de atuação. Trabalhar em segmentos diferentes em um primeiro momento e depois direcionar para uma área em específico é uma boa maneira de descobrir aquilo que, de fato, é interessante e que se encaixa no perfil do profissional.

Um bom posicionamento, atitude e um pouco de tempo para refletir são fundamentais nesse momento. Não existem respostas prontas sobre o caminho que cada indivíduo deve seguir e, além do mais, só o sujeito da situação é capaz de chegar a conclusões adequadas sobre seu futuro.

botao-confira-pos-graduacao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui