A expressão também pode ser substituída por inovação e vem mudando as relações de consumo.

Você pode não saber o que o termo “disrupção” significa, mas temos certeza de que você já utiliza alguma inovação ou tecnologia disruptiva. Nesta matéria, vamos explicar um pouco o que é essa nova tendência, como novas ideias surgiram por meio desse pensamento e como uma inovação disruptiva muda completamente a forma como consumimos produtos e serviços.

Vamos pensar na indústria da música. Quando as orquestras eram frequentadas pelo público apaixonado por música, ninguém imaginava que ouvir música pudesse ser uma experiência diferente, viabilizada pelo rádio, por exemplo. Era de se esperar que a qualidade do som das orquestras seria muito melhor que no rádio, mas as pessoas gostaram da ideia de ouvir música na sua própria casa.

E assim aconteceu uma das primeiras disrupções de mercado. Consegue imaginar o que fez mudar novamente o mercado da música? O CD, o MP3 (e a pirataria) e agora os serviços streamming, como o Spotify.
É assim que o termo “tecnologia” ou “inovação disruptiva” é aplicado. O termo é derivado de “ruptura”, já que tem o poder de transformar a forma como consumimos determinado produto ou serviço. Agora que já demos um bom exemplo, você consegue identificar algumas inovações da atualidade que ensejaram essa mudança no consumo, como:

  • Netflix: mudou a forma como assistimos a filmes e séries
  • Uber: mudou nosso modo de consumir serviços de transporte
  • Airbnb: mudou a forma como nos hospedamos
  • Google: mudou nosso hábito de buscar informações
  • Wikipedia: sabotou as enciclopédias tradicionais

O que as próximas inovações disruptivas vão modificar? Bom, é possível afirmar que muitas inovações estão sendo testadas, e a maioria delas tem relação com a forma como consumimos hoje. As impressoras 3D, por exemplo, podem vir a substituir a forma como determinadas produções são feitas. Já imaginou sua casa ser construída por uma impressora? Isso já é realidade na Rússia.

Você está pronto para enfrentar uma tecnologia disruptiva, adequar-se a ela ou até mesmo criar a próxima inovação que mudará nossa forma de consumo?

botao-agende-o-vestibular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui