Em uma peça de teatro os atores sobem ao palco e apresentam ao público sua arte enquanto os diretores ficam atrás da grande cortina. Assim como no teatro, o gestor hospitalar pode não ser o ator principal da peça, mas é chave fundamental no desenvolvimento, organização e administração dos espaços de saúde.

Além dos profissionais da área da saúde que trabalham diretamente com o público, como médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, etc., as instituições de saúde precisam de profissionais capazes de administrar esses espaços, promovendo a eficiência desses ambientes.

O gestor hospitalar está encarregado de gerenciar sistemas de saúde, bem como os processos, as pessoas, os materiais, os custos e os equipamentos envolvidos. O profissional também pode lidar com a logística desses ambientes e estará à frente para resolução de problemas técnicos e administrativos, buscando o aprimoramento das unidades.

O gestor hospitalar deve estar preparado para lidar com diferentes pessoas e situações, visto as várias profissões atuantes na área da saúde. Assim, o gestor hospitalar é a peça essencial para gerenciar as diversas complexidades das instituições de saúde.

De acordo com dados de pesquisa publicada no ano passado pelo Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo (IPESSP), “a maioria dos profissionais de saúde avaliou o trabalho dos administradores como importante e destacou, como características essenciais a eles, a necessidade de possuírem conhecimentos na área de gestão hospitalar, terem liderança, agirem com ética e desenvolverem um bom relacionamento interpessoal com os membros da organização”.

Apesar do nome do curso dar ideia que de o mesmo está ligado apenas aos hospitais, o profissional desta área pode atuar também em clínicas médicas, laboratórios de análises clínicas e também em unidades básicas de saúde.

O curso de pós graduação oferecido pelo UniAnchieta de MBA em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde oferece aos alunos uma base sólida sobre os conteúdos pertinentes à área, objetivando a formação de gestores competentes para a análise da realidade do sistema de saúde do país. Os conteúdos programáticos do curso farão a ponte entre gerenciamento e sistemas públicos e privados de saúde, dentre outros assuntos pertinentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui