Fórmulas e dietas mirabolantes para quem deseja perder peso e ganhar a forma considerada ideal são abundantes na internet, mas é preciso ter cautela. Um profissional nutricionista pode avaliar o perfil da pessoa e indicar uma dieta adequada a ela.

A nova onda nas redes sociais é a de seguir os perfis fitness. Aplicativos de fotografias como o Instagram e sites como o YouTube estão recheados de informações acerca desse mundo fit. As fotos e vídeos de refeições diárias, dos números na balança, de treinos, de moda fit, de relatos motivacionais, entre outros assuntos ligados a essa nova tendência, conquistam cada vez mais pessoas que buscam melhorar a saúde e, assim, se sentir bem consigo mesmas. Contudo, muitas pessoas se esquecem de que na web muitas informações podem ser enganosas e de que aquilo que faz bem para uma pessoa pode não ser a melhor opção para outras.

É possível encontrar na web diversas dietas miraculosas que prometem uma redução de peso muito grande em curto prazo e que são interessantes aos olhos da pessoa que está em busca de melhorar sua condição física e de se tornar mais saudável. Os cardápios são os mais variados e são pensados para um público que, na verdade, não existe, já que não se tem controle sobre os perfis reais das pessoas que têm acesso a essas dietas e às rotinas de treinos. Além de cardápios, diversas outras informações são divulgadas na web sem nenhum fundamento científico, o que também pode trazer prejuízos à saúde das pessoas que acessam e põem em prática essas tais orientações.

O papel do nutricionista fica de lado, se não até esquecido, por falta de condições financeiras ou pelo apelo que existe por trás dessas propagandas. O nutricionista é o profissional habilitado para esclarecer as questões alimentares para cada indivíduo, de acordo com idade, gênero e objetivos de cada um. É o nutricionista quem irá indicar uma rotina de atividades físicas e um cardápio alimentar de acordo com as necessidade e condições de cada pessoa; sendo assim, sua atuação social é indispensável.

Se por um lado, devido aos processos de produção de alimentos cada vez mais calóricos e com um baixo índice nutricional, temos um crescente problema de obesidade, que pode levar o sujeito a diversos outros problemas de saúde, por outro lado, é possível perceber nas redes sociais os efeitos da preocupação da população quanto à saúde e ao bem-estar pessoal, porém de uma forma menos crítica do que deveria ser, o que também se torna perigoso, se não houver um acompanhamento nutricional específico para a pessoa.

Quer conhecer um pouco mais sobre a área de Nutrição? Baixe o e-book do UniAnchieta.

botao-agende-o-vestibular

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui