Muitas pessoas gostariam de encontrar uma lâmpada mágica, para perguntar ao Gênio: “Qual é a profissão que me proporcionará o prazer durante todas as horas do meu trabalho?”, conquistando, assim, uma carreira que lhes proporcionasse satisfação integral.

Essa resposta não pode ser dada pelo Gênio, ou por qualquer outro ser com poderes especiais. A única pessoa que pode responder com sabedoria e confiança a qualquer questionamento desse porte é você. Sim, você é responsável pelo fogo que acende a chama da satisfação pessoal, e as suas atitudes e escolhas trarão o sucesso profissional.

Ninguém atinge a satisfação integral com a carreira, pois quando falamos em integralidade, estamos afirmando que o indivíduo esteja 100% pleno, e isso não é possível.

Quando você tem um trabalho que lhe traz prazer ao ser retomado todas as manhãs, podemos afirmar que você passa mais tempo satisfeito com as atividades e resultados do que insatisfeito, porém, sempre há aquela situação que incomoda e importuna e que, quando aparece, você não encontra outra saída e acaba se desmotivando ou se aborrecendo. Saiba que isso é normal, não é possível ser integralmente satisfeito e pleno no trabalho, mas há como atingir uns 90%.

Para que isso se torne realidade, é necessário se autoconhecer, de forma profunda e honesta. O Coaching proporciona às pessoas a autoinvestigação e a autoavaliação das competências pessoais, dos pontos fortes e dos valores fundamentais, que, somados e utilizados estrategicamente, aumentarão de forma significativa suas possibilidades de identificar um caminho ou o melhor caminho seguir. Ao escolher esse caminho, você se torna o ator principal da sua carreira.

Muitos adultos hoje se sentem insatisfeitos com o trabalho, e é possível notar que a maioria não soube escolher de forma assertiva a carreira a seguir, pois acabou utilizando critérios equivocados, como, por exemplo, “todas as pessoas na minha família fizeram Direito”, ou “o meu pai sempre quis que eu fosse médico”, e assim por diante. Por que tomamos certas decisões decorrentes da influência externa?

É porque fica mais fácil culpar alguém depois. Se fizermos o que os outros indicaram, inconscientemente deixamos de ser os responsáveis pelas consequências e resultados. Porém, eu estou aqui para afirmar que não é assim que funciona; você não deve terceirizar as suas responsabilidades nem os seus resultados.

E aqui está o “X” da questão, que comprova que as chaves da satisfação profissional estão em suas mãos: não há ninguém melhor do que você para fazer as escolhas que impactarão de forma grandiosa a sua vida. Esse princípio tem que ser levado em conta em todas as tomadas de decisão, pois você carregará as consequências por todo o caminho.

Quando falamos de autoinvestigação, é necessário que, ao investigar suas características comportamentais, sejam identificados os pontos de vulnerabilidade que devem ser desenvolvidos para que você consiga ter uma carreira concreta e sustentável.

Então: Não se acomode, não se intimide e não se acovarde! Segure as rédeas, assuma a responsabilidade e seja corajoso!




AUTOR: Adriano Betelli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui