Projeto cantina saudável: a importância da boa alimentação

Uma boa alimentação é fundamental para uma vida saudável. Práticas saudáveis de alimentação são importantes para fornecer ao corpo humano nutrientes que ele próprio não fabrica e que são necessários para fortalecer e ativar órgãos e tecidos. Por isso é necessário ingerir de forma balanceada alimentos como frutas, verduras, legumes e carne.
Apesar de saberem disso, muitas pessoas descuidam de uma boa alimentação e acabam tendo sérios problemas de saúde. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2017 mostra que mais da metade da população brasileira está acima do peso e que 18,9% já sofrem com obesidade.

Os bons hábitos de alimentação devem ser adquiridos desde a infância. Aí entra a responsabilidade dos pais. Na idade escolar, as crianças são bastante influenciadas pela família, amigos e pela sociedade em geral. Muitos hábitos adquiridos nessa idade serão levados para a vida toda.

Considerando isso, estudantes do curso de Nutrição do Unianchieta estão desenvolvendo o projeto Cantina saudável, com o objetivo de orientar os profissionais das cantinas das Escolas do Grupo Anchieta a fornecerem alimentos saudáveis para as crianças e os adolescentes estudantes. O projeto está em desenvolvimento e, nesta primeira fase, o foco está na seleção de novos alimentos e bebidas a serem fornecidos pelas cantinas, além do treinamento para os colaboradores.

Como o projeto está em seus primeiros passos, é importante verificar a opinião do público-alvo desta ação. Por esse motivo, Bianca Boonen e Fabíolla Vieira Silva, estudantes do sétimo período do curso de Nutrição do UniAnchieta responsáveis pelo projeto, realizaram uma atividade de degustação para os estudantes do ensino fundamental, com o objetivo de descobrir suas preferências, além de explicar de forma lúdica a importância de uma alimentação balanceada.

Nesta degustação, foram oferecidos alimentos saudáveis propostos pela Cartilha da Cantina Saudável do Ministério da Saúde, que apresenta propostas de alimentação equilibrada para serem oferecidas para as crianças e adolescentes na hora do recreio.
As estudantes ficaram muito surpresas com a reação das crianças, pois houve a aceitação imediata das novas opções de alimentos e bebidas. Com essa aceitação, pode-se entender que a mudança será bem-vinda para todos.
A Cantina saudável é um dos projetos recém-implantados pelo Unianchieta com foco no bem-estar e na saúde dos seus alunos. Você também está convidado a participar desse movimento: além de adotar hábitos de alimentação saudável na própria rotina, você pode orientar e educar as pessoas de sua convivência a fazerem o mesmo. Topa o desafio?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui