Num mundo conectado, qual a chance das bibliotecas físicas?

Da Biblioteca de Alexandria do século III a.C, com cerca de 700 mil volumes, até a Biblioteca Britânica, que nos dias atuais conta com mais de 170 milhões de itens: a tecnologia vai fazer desaparecerem as bibliotecas ou ainda há lugar para os livros e documentos físicos? Queremos saber sua opinião, comente do final deste artigo.

O Grupo Anchieta possui uma biblioteca com mais de 97 mil volumes, além de uma biblioteca virtual (https://institucional.anchieta.br/servicos/biblioteca/biblioteca-virtual/) com um acervo de revistas eletrônicas, base de dados e banco de teses à disposição de alunos e de toda a comunidade.

As bibliotecas sempre foram locais onde se reunia informação, catalogada e organizada. Hoje, apesar de a informação estar à disposição de todos por meio dos smartphones, há de se considerar que o acesso a um volume imenso de informação pode nos limitar: como avaliar, selecionar e absorver tanta informação? É aí que entra a importância da pesquisa (e das bibliotecas).

Nesta matéria vamos mostrar algumas importantes bibliotecas do Brasil e de outros países, finalistas do concurso A Biblioteca do Ano, premiação promovida pela Feira do Livro de Londres, em parceria com a associação de editores do Reino Unido.

BSP – Biblioteca de São Paulo

(http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/04/biblioteca-publica-em-sao-paulo-esta-entre-melhores-do-mundo.html)

foto-as-bibliotecas-vao-desaparecer-02

Fundada em 2010, a Biblioteca fica no terreno onde existia a Casa de Detenção do Carandiru, conhecida pelo massacre no qual foram mortos 111 presos em 1992. Neste ano, ela concorreu ao prêmio The Library of the Year (A Biblioteca do Ano), competindo com a Biblo Tøyen, da Noruega, a Dokk1, da Dinamarca, e a Biblioteca Nacional de Letônia.

foto-as-bibliotecas-vao-desaparecer-03

Essas bibliotecas têm algumas coisas em comum: há algo além de livros, seja um design futurista, um lugar confortável para passar o tempo ou a possibilidade de interação. Estes são alguns dos atrativos das melhores bibliotecas do mundo, mas todas as bibliotecas possuem características que as farão sobreviver:

  • São organizadas para otimizar a busca pela informação;
  • Os livros ainda possuem direitos autorais, e as bibliotecas possibilitam consulta a todo o acervo;
  • Nas bibliotecas – em livros conceituais – não existem fake news.

E você, concorda com a nossa opinião? Deixe seu comentário e aproveite para visitar nosso acervo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui