A andragogia (arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segundo Malcolm Knowles) foi o principal tema abordado no dia 22 de fevereiro por Juliano Costa, Diretor Pedagógico da Pearson no Brasil, durante a palestra “Tendências e desafios da docência no ensino superior”, oferecida aos docentes e coordenadores dos cursos de graduação do UniAnchieta.

O encontro começou com uma conversa sobre as metodologias educacionais tradicionalmente empregadas. Segundo o professor Juliano, “em geral as pessoas acreditavam que a pedagogia servia à orientação do ensino para pessoas de todas as idades, mas a pedagogia abrange o ensino de crianças e adolescentes. Devido a essa distorção, durante muito tempo foram reproduzidos no ensino superior modelos de ensino e aprendizagem da educação básica, e com adultos isso pode não ser tão efetivo. Por esse motivo, é importante trazer para reflexão o conceito e a discussão a respeito da andragogia”.

Entre diversos fundamentos e estratégias utilizados para engajar adultos no processo de aprendizagem, o professor Juliano destacou um tópico imprescindível para o sucesso: a vivência. Para ele, o principal ponto ao qual educadores de adultos precisam estar atentos é a promoção de vivências dos conteúdos apresentados. O estudante adulto chega às salas de aula repleto de experiências, que devem ser aproveitadas no processo de aprendizagem. É fundamental promover vivências para esse público, algo significativo que resulte na apropriação do conteúdo.

foto-andragogia2

Juliano acredita que o Brasil ainda está um pouco atrasado na perspectiva de trazer metodologias inovadoras para a sala de aula, porém é um país aberto a mudanças e onde há preocupação em reverter essa realidade. Ele cita como exemplos dessa preocupação e constante processo de atualização e melhorias nos serviços educacionais oferecidos os cursos “Aprendizagem ativa” e “Engajamento de alunos em educação a distância” oferecidos pelo UniAnchieta e ministrados por ele aos docentes da instituição, nos dias 19 e 20 de fevereiro deste ano. Esses eventos marcaram o início do ano letivo para os cursos de graduação do Centro Universitário Padre Anchieta.

Juliano Costa é licenciado em História pela Universidade Federal de Alagoas (2000). Especialista em Docência para o Ensino Superior, História do Brasil e Mestre em Educação Brasileira pela UFAL (2006). Atuou como professor de História e Filosofia em educação básica. Tem experiência nas áreas de Filosofia, Sociologia, Antropologia e História (Geopolítica e História Contemporânea) no ensino superior, com ênfase em cursos de Administração, Comunicação Social e Direito. Foi Coordenador Escolar, Consultor Pedagógico do Sistema COC de Ensino para a região Nordeste e Gerente Pedagógico desse mesmo sistema. Atuou como Gerente Nacional de Consultoria Pedagógica para Educação Básica da Pearson e atualmente é Diretor Pedagógico da companhia no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreve seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui